Património Religioso

Igreja de São Martinho em Balugães
Igreja de São Martinho em Balugães
Igreja de São Martinho em Balugães
Igreja de São Martinho em Balugães
Capela de São bento
Capela de São bento
Santuário Nossa Senhora Aparecida
Santuário Nossa Senhora Aparecida
Calvário
Calvário
Escadório Nossa Senhora Aparecida
Escadório Nossa Senhora Aparecida
Igreja de São Martinho
Igreja de São Martinho


PATRIMÓNIO RELIGIOSO

Se o norte do país é ponto de referência religiosa, Balugães faz parte desse roteiro religioso, tem um dos mais importantes Santuários Marianos. Em 1702, no lugar de Castro, a Virgem apareceu a um jovem pastor, surdo-mudo, que milagrosamente começou a falar, relatando o facto. Nesse mesmo lugar, foram construídas duas capelas em honra de Nossa Senhora e uma igreja de estilo neoclássico (1707 a 1720), com duas torres, sendo os seus altares de estilo barroco, de uma policromia extraordinária. Aqui, poder-se-á encontrar o mais belo estilo barroco no altar-mor desta igreja.

No mês de Agosto, realiza-se uma grande peregrinação em honra de Nossa Senhora, participada pelas freguesias dos concelhos limítrofes, pertencentes às Dioceses de Braga e de Viana do Castelo.

Noutro ponto da freguesia, existe uma igreja, muita antiga, de estilo românico, com sacristia incorporada num dos lados; de pequenas dimensões, com capela-mor e uma só nave. Na parte exterior, a porta principal está protegida por um alpendre. Não tem nenhuma torre, o campanário era exterior ao edifício, situava-se numa das extremidades do adro.

Os enterros eram também feitos à volta desta igreja, precisamente no adro. Foi esta igreja, a sede paroquial até 1927, depois passou a ser a do Santuário. Esta igreja é dedicada a S. Martinho que é o orago da freguesia, tendo festa obrigatória em Novembro. Consta que esta igreja era ponto de abrigo para os romeiros de Santiago, o que se poderá ter como certo, visto esta região estar referenciada como Caminho para Santiago.

No cruzamento das duas estradas que fazem ligação entre Viana do Castelo/ Braga e Barcelos/ Ponte do Lima, há uma capela dedicada aos Santos, Bento, Amaro e António. Têm romaria em Julho, uma das promessas dos romeiros é cumprida com braçados de cravos, ou figuras de cera, entre outras. É costume dos crentes darem três voltas à capela carregando nos braços figuras de cera ou madeira, conforme tenha sido feita a promessa ao Santo da sua devoção.

Nesta capela estão incrustados um nicho dedicado às Almas do Purgatório e uma escultura da Senhora da Cabeça, também, aqui venerada, o cruzeiro em pedra tem grafado o nome do pároco, abade Tinoco e data de 1727.

Há nesta romaria a comunhão do sagrado e do profano que convivem perfeitamente com o espírito minhoto.

De realçar, no Património Religioso, as Cruzes em pedra, desde a antiga igreja paroquial até ao Santuário, que eram lugar de Via-Sacra em tempos de Quaresma. Os quadros em azulejo representativos de Santos, ou de Nossa Senhora do Carmo, colocados nos frontispícios das casas.

Existe numa das casas que deu importância a Balugâes uma pequena capela que é património dos seus proprietários.

Foi freguesia que se destacou pelas suas actividades culturais e religiosas que contribuíram para a formação dos jovens dessa época, destacando-se de entre outras o desporto, o teatro, o folclore e a música popular, o escutismo e a acção católica. Teve um período de estagnação, e de momento está de novo, com a participação activa dos organismos administrativos e religiosos, bem como da sociedade envolvente, em franco desenvolvimento.

RUA DA GIESTA Nº 149 4905-035 BALUGÃES- BARCELOS  Email: freguesiabalugaes@gmail.com
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora